GEOGRAFIA: REGIONALIZAÇÃO PELO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO

REGIONALIZAR

     Regionalizar significa dividir um determinado espaço de acordo com características comuns. Essa divisão pode usar como referência vários aspectos, o mais comum é aquele que leva em consideração o nível de desenvolvimento econômico e social dos países. De acordo com esse critério podemos classificar os países do mundo em países desenvolvidos, subdesenvolvidos e países emergentes.

 PAÍSES DESENVOLVIDOS

     Entende-se por países desenvolvidos aqueles que possuem um elevado nível de desenvolvimento econômico e social. Esse “progresso” material não é apenas observado nos bons indicadores da economia, mas nos bons índices da educação, saúde, moradia, renda etc. Em síntese, nesses países, houve um crescimento da economia acompanhado com a melhoria das condições de vida da população.

 PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS

     Nos países subdesenvolvidos, a realidade é bem diferente. Além da deficiência nos indicadores econômicos, as condições da população de uma não são boas. Isto quer dizer que a qualidade de vida é ruim e os serviços básicos (educação, saúde, segurança pública...) são precários ou inexistentes.

     Se formos buscar as causas desse subdesenvolvimento encontraremos a resposta na exploração colonial iniciada pelas nações europeia a partir do século XVI. Nesse contexto, os países dominantes europeus (metrópoles) retiravam dos países dominados (colônias) todos os recursos materiais que pudessem enriquecer suas pátrias. As colônias exerciam uma função histórica complementar à economia das metrópoles.

     No momento seguinte a Revolução Industrial (século XVIII) um novo tipo de exploração surge o neocolonialismo. De acordo com essa prática, as colônias forneceriam as matérias-primas às metrópoles a preços baixos e adquiririam produtos industrializados a preços não justos.

     Podemos apontar como características dos países subdesenvolvidos: má distribuição de renda, desemprego elevado, altos índices de analfabetismo e mortalidade infantil, grande quantidade de moradias sem condições de habitação, mendicância, fome, baixas taxas de consumo, desnutrição etc...

 PAÍSES EMERGENTES

     Os países emergente ou países subdesenvolvidos industrializados são aqueles que apresentam um relativo crescimento industrial, contudo os indicadores sociais ainda são deficientes.

domingo 12 fevereiro 2012 00:26 , em TEXTOS GEOGRAFIA



1 Fan

Nenhum comentário GEOGRAFIA: REGIONALIZAÇÃO PELO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (23.22.217.122) para se identificar     



Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para profcarlosroges

Precisa estar conectado para adicionar profcarlosroges para os seus amigos

 
Criar um blog